• Revisão de Literatura – O que é?

De uma forma sucinta, podemos afirmar que a “revisão de literatura” refere-se a uma análise sistemática da literatura académica existente sobre um tema, escolhido por um aluno que se propõe fazer uma dissertação/tese/doutoramento. Esta análise pretende-se crítica e sintetiza os resultados da pesquisa, teorias e práticas de estudiosos e investigadores relacionados a um tema/assunto. O discente ao proceder à revisão de literatura, deve apresentar uma compreensão crítica e precisa do estado atual do conhecimento; comparar os diferentes estudos e teorias de investigação; revelar lacunas na literatura atual; e indicar o que é necessário ser feito para avançar no que já se sabe sobre o tema escolhido, a fim de gerar novo conhecimento.

Revisão de Literatura – Para que Serve?

Por que é necessário fazer uma revisão de literatura, antes de iniciar a investigação para o seu trabalho académico? Em primeiro lugar, a revisão de literatura vai ajudá-lo a encontrar lacunas no conhecimento existente o que lhe proporcionará dar, potencialmente, uma original contribuição como acima referido. Em segundo lugar, permitirá aos seus leitores constatarem a relevância científica do seu trabalho dentro do contexto de investigação já levado a cabo anteriormente.

Um discente, para levar a cabo a sua dissertação de mestrado, está a realizar uma das etapas necessárias de qualquer trabalho académico de pesquisa. Um investigador, não consegue levar a cabo um estudo desta natureza, sem ter uma compreensão aprofundada do tema de pesquisa que escolheu, e aprender com os restantes académicos que já investigaram o mesmo assunto.

Partimos do princípio que um discente, escreverá uma boa revisão de literatura que lhe permitirá demonstrar a profundidade inteletual necessária para tomar as suas decisões relativamente às restantes partes do trabalho em curso.

Nesta altura, deve estar a começar o seu trabalho de conclusão de curso (dissertação, tese, projeto…), e deve estar a perguntar-se, quais são as etapas para fazer a revisão da literatura.

Reiteramos que a revisão de literatura é uma forma sistemática organizada de investigar um tema. Assim, em primeiro lugar, o sujeito da investigação deve ser reconhecido, ou seja, deve ser claramente definido e descrito. Logo que um investigador tenha uma definição clara do tema em questão, as informações podem ser recolhidas. Esses dados devem ser organizados e interpretados de forma a construírem evidências ou a apresentarem conclusões. Os dados podem, então, ser interpretados e analisados para construir evidências ou razões para formar conclusões. As conclusões apresentam de forma lógica, as respostas à pergunta que deu origem à investigação. Finalmente, o argumento é examinado; o investigador procura lacunas no raciocínio e analisa as conclusões a que chegaram os seus pares. Uma vez concluído este processo, o trabalho científico pode ser publicado.

Revisão de Literatura na Prática

Uma revisão de literatura é uma forma sistemática organizada de investigar um tema. Em primeiro lugar, o sujeito da investigação deve ser reconhecido. Deve, também, ser claramente definido e descrito. Uma vez que um investigador tenha uma definição clara do assunto em questão, os dados podem ser recolhidos sobre o tema em questão.. Os dados são compilados e, então, podem ser interpretados e analisados para construir as evidências ou razões para chegar a conclusões. As conclusões encontradas de forma lógica irão dar resposta à pergunta de investigação feita no início do estudo. Finalmente, o argumento é examinado; o investigador procura falhas no raciocínio e pondera as conclusões a que chegaram, anteriormente, os seus pares. Uma vez concluído este processo, o trabalho científico pode ser publicado.

Como Usar Fontes Fontes

Qualquer que sejam as fontes que o discente use, devem ser compostas por ideias que vão integrar a sua revisão de literatura, as quais devem ser objeto de análise e consequentes implicações, bem como fazendo a síntese com outras ideias ou avaliando-as criticamente. Nenhuma fonte deve ser incluída só por si, sob pena de resultar num mero registo descritivo. Com efeito, aos futuros mestres e doutores, não é suficiente apenas relatarem o que outros investigadores fizeram em determinado campo do saber. Sendo a revisão de literatura, uma parte de uma dissertação e ou tese, deve ser feita de modo a que suas opções de inclusão a nível de fontes, tenham uma relação com a pergunta de pesquisa. Desta forma, vai ao ponto fulcral da revisão de literatura, ao seu principal objetivo, que é criar uma síntese, visando construir as diferentes fontes que reuniu num todo coerente, que o leitor possa entender. Assim, poderá revelar-se uma nova interpretação do material já existente:

•  onde faltava clareza no seu todo, por revelar;

•  onde o quadro geral não era claro;

•  onde existiam lacunas que precisavam de ser preenchidas;

•  onde há partes que precisam de mais investigação;
•  onde se pode combinar interpretações antigas com novas para revelar algo novo.
 

“A ciência não corresponde a um mundo a descrever. Ela corresponde a um mundo a construir.” Bachelard

Clicky