A estrutura de um artigo científico deve conter um título/subtítulo e o seu autor e/ou autores, identificando (normalmente em rodapé) os seus títulos académicos.
Seguidamente, apresenta-se um resumo na língua do autor do artigo científico. O resumo em língua estrangeira (normalmente em inglês), apresenta-se logo a seguir, num parágrafo único, devendo conter no máximo 250 palavras. Neste resumo deve constar o objetivo do artigo científico, a metodologia que se vai usar, os resultados e as conclusões a que o autor do mesmo chegou.


Devem apresentar-se cerca de 4 palavras-chave separadas por pontos, indicando de que se trata o artigo.
Na Introdução do artigo científico, o autor deve apresentar o assunto do mesmo, os seus objetivos, a metodologia, a relevância do tema e as limitações.
No Desenvolvimento, apresenta-se como o corpo do artigo, devendo o autor fazer a sua exposição do tema, fazer a demonstração do estudo, apresentar a avaliação dos resultados e a comparação com estudos já realizados.
Na Conclusão e comentários, o autor deve apresentar uma dedução lógica fundamentada no artigo científico de forma condensada.
“How can we know the dancer from the dance?”
W. B. Yeats